Sugestões de atividades

SUGESTÃO 1
Grupo 2
Cláudia Bachi
Claudialice Pereira
Claudine Rodrigues
Cristiano Bustolin
Edna França


TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO – 8º/9º ANO


Equipe - DE Presidente Prudente
Berta Tagliari
Cláudia Bachi
Gislene Barbosa
Rita Morete
ETAPA 1 - ANTES DA LEITURA

1)    Conversa e perguntas sobre o que o título sugere  - Meu Primeiro Beijo.

Olá alunos. Vamos iniciar uma conversa sobre o texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto. Para isso vamos pensar sobre algumas questões:

Com quantos anos costuma acontecer o primeiro beijo?
Isso sempre foi assim?
O que você acha que a sua avó pensava sobre o primeiro beijo?
E você, se lembra de como aconteceu o seu primeiro beijo?

2) Em um texto como este, o que pode acontecer? Pense nos personagens, fatos e um cenário. Nesta questão um aluno, indicado pelo professor, vai até a lousa e fica responsável por anotar as hipóteses levantadas pela classe (que serão verificadas com a leitura do texto).

3)  Agora o professor forma duplas para a leitura do texto. Enquanto um aluno lê o texto em voz alta, o outro verifica quais as hipóteses sugeridas pela classe. Os agrupamentos serão feitos com um aluno com mais dificuldade e outro com menos dificuldade. A leitura será feita pelo aluno com menos dificuldade; e o aluno com mais dificuldade ficará responsável pela checagem das hipóteses. Após o exercício, o professor fará a checagem das hipóteses na lousa.

ETAPA 2 – LOCALIZAR INFORMAÇÕES

4)    Quem é o narrador da história?

5)    Quais os personagens da história?

6)    Onde se passa a história?

7)    Compare os dois trechos a seguir e explique como eles podem demonstrar a mudança de sentimento das personagens:

“Estávamos virgens no assunto, e morrendo de medo”

“Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo ...”

8) O primeiro beijo da personagem desta história foi inesquecível. Converse com seus colegas e discuta se o primeiro beijo é sempre inesquecível.

9) Considerando o trecho: “as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram ... e foi ficando isso.” O que podemos sugerir sobre a relação entre o tempo e a paixão?

10) A partir da história contada pelo texto, o que podemos concluir sobre a idealização do primeiro beijo e as paixões adolescentes?

ETAPA 3

11)     a) Em qual obra este texto foi publicado?
   b) Quais capítulos antecedem e sucedem este texto?
   c) Quem é o autor? O que ele costuma escrever?
   d) Qual o público alvo para esta obra?

ETAPA 4

12) Em que outros locais ou situações vocês já viram discussões sobre a temática do primeiro beijo?

13) Agora ouviremos a música “Já sei namorar” dos Tribalistas. Quais semelhanças existem entre a letra da música e o texto lido?

14) Leia atentamente a matéria "A ciência do beijo".  Quais semelhanças e/ou diferenças vocês perceberam entre os dois textos?

15) Considere a linguagem predominante na música e na matéria. Como estas linguagens aparecem no texto o primeiro beijo?

16) A partir da comparação da linguagem predominante nos três textos, compare-as e apresente suas principais características. A que gênero discursivo eles pertencem?

ETAPA 5

17) Assista aos vídeos da Revista Época: “Os 10 beijos mais famosos docinema.

18) Compare os beijos de antigamente com os atuais. Quais as semelhanças e diferenças do comportamento humano?

Leia os textos: “O significado do beijo em algumas culturase "Beijo". Faça uma reflexão sobre a construção cultural e os símbolos criados em torno do beijo.


*****
Referências


DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (francófona).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977.

Os 10 beijos mais famosos do cinema. Revista Época. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2012/06/12/os-10-beijos-mais-famosos-do-cinema/. Acesso: 03 abr. 2013.

Beijo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Beijo. Acesso: 03 abr. 2013.

O significado do beijo em algumas culturas. Diponível em: http://www.beloamor.com.br/o-significado-do-beijo-em-algumas-culturas/. Acesso: 03 abr. 2013.

A ciência do beijo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-do-beijo. Acesso: 03 abr. 2013.

Já sei namorar. Tribalistas. Disponível em: http://letras.mus.br/tribalistas/63542/. Acesso: 03 abr. 2013. 



________________________________________________________________________

SUGESTÃO 2


Grupo 2
Cláudia Bachi
Claudialice Pereira
Claudine Rodrigues
Cristiano Bustolin
Edna França

Situação de Aprendizagem – 5ª série/6º ano Língua Portuguesa

Equipe DE: Itapeva, Jales e José Bonifácio.
PCNP Língua Portuguesa:
João Torquato Junior
Cláudialice Bonsaglia Pereira
Tamar Naline Shumiski
Maria Virginia Rosseto
Glauco Roberto Bertucci.
PCNP LEM:
Cristiane Aparecida Bonamin Boaretto.
PCNP Tecnologia:
Cristiano de Jesus Almeida Bustolin
Edna Luisa da Conceição Matos Lopes


Texto: Avestruz de Mário Prata

1º) Preparando a leitura (para o professor)

  • Organizar a sala para ser realizada uma roda de leitura.
  • Disponibilizar o data show e internet para acessar o site www.marioprataonline.com.br

2º) Antes da leitura
  • Acessar o site e explorá-lo com os alunos.
  • Localizar o texto  Avestruz.
  • Fazer as seguintes perguntas: Alguém conhece este texto?; Alguém conhece Mário Prata? ( Em caso afirmativo: que tipo de texto ele costuma escrever?); Vocês conhecem um avestruz?, O que você acha que o autor vai falar sobre este animal?; Que gênero textual é este? ( Caso os alunos saibam que se tratam de crônica, perguntar o que os levou a esta conclusão. Se não souberem, explicar o que é uma crônica e sua relação com o texto jornalístico.)
  • o  Se aparecerem imagens no site, conversar com os alunos sobre articulação entre as imagens e o texto.
  • Conversar com os alunos sobre os objetivos da leitura.

a)  Leitura por prazer.
b) Leitura para compreender ( construção de sentidos).

3º) Durante a leitura
  • Leitura expressiva pelo professor ( entonação, pausa, expressão facial e corporal, etc.)
  • Leitura pausada de trechos do texto para levantamento e checagem de hipóteses e inferências locais ( ex. cismou, Floripa/Sampa, TPM, sthuthio, etc.) e globais ( ex. consequências da criação de animais em apartamentos, a ideologia do autor em relação a criação, menopausa e TPM.) – estabelecimento de comparações. Qual é a ideia principal do texto?


4º) Depois da leitura
  • Síntese semântica do texto (Quem gostaria de falar o que entendeu sobre o texto?).
  • Apreciações estéticas (Vocês gostaram do texto?)
  • Apreciações afetivas (Você ficou com pena da situação do menino? Você já vivenciou algo parecido?)
  • Apreciações éticas (Você acha difícil criar um animal em apartamento ou um animal selvagem na cidade?)
  • Relações de intertextualidade: filme Os Pinguins do Papai. Sugestão: Projetar um trecho do filme.


REFERÊNCIAS

ANDRADE, Carlos Drumond de. “No aeroporto” – 5ª serie/6º ano- vol. 3 – Caderno do Professor (p. 37, 38) e Caderno do Aluno (p.27, 28) In: Cadeira de Balanço. Rio de Janeiro: Record.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Disponível em:

ASSIS, Machado de. “O primeiro beijo” in Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponível em: HTTP://www.spectroeditora.com.br/fonjic/machado/romances/cubas/14.php   Acesso em 18 de fevereiro de 2013.

BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1997. p. 134-136. Disponível em: HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430   Acesso em 01/03/2013.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e organiz. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. 2. ed., Campinas, SP: 2010

_____. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 13 ed., Campinas, SP: Pontes, 2010. p. 13.

LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 330-331.

_____.Um presente para vocês. In: Clarice na cabeceira: Jornalismo. Org. Aparecida Maria Nunes. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 134-136.

PESSOA, Fernando. – Livro do Desassossego. Disponível em: HTTP://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/v000008.pdf    Acesso em 01/03/2013.

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2 – Caderno do Aluno (p. 9) e Caderno do Professor (p. 18). Disponível em:  HTTP://www.marioprataonline.com.br.   Acesso em 01/03/2013.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

_____.Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em:  HTTP://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/328167.90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf   Acesso em 4/03/2013.

SCLIAR, Moacyr. “Pausa”.  In BOSI, Alfredo (org). O conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d p. 275-277.


SÃO PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.

3 comentários:

  1. Olá Claudia, ficou excelente e creio que muito bem escolhida a atividade a ser postada. Como você mencionou no fórum, todas estão enriquecendo nosso trabalho. Assim, sinta-se à vontade para publicar as demais, se assim achar conveniente. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes sugestões, vou apresentar aos meus professores o link do blog para que consultem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao grupo! As SDs estão muito bem elaboradas e a troca de informações é riquíssima. Já salvei todas e tbém vou disponibilizar aos professores da minha DE. Abç!

    ResponderExcluir