Grupo 2
Cláudia Bachi
Claudialice Pereira
Claudine Rodrigues
Cristiano Bustolin
Edna França
TEXTO: MEU PRIMEIRO
BEIJO – 8º/9º ANO
Equipe - DE Presidente Prudente
Berta Tagliari
Cláudia Bachi
Berta Tagliari
Cláudia Bachi
Gislene Barbosa
Rita Morete
Rita Morete
ETAPA 1 - ANTES DA LEITURA
1) Conversa
e perguntas sobre o que o título sugere
- Meu Primeiro Beijo.
Olá alunos. Vamos iniciar uma
conversa sobre o texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto. Para isso vamos
pensar sobre algumas questões:
Com quantos anos costuma acontecer o primeiro
beijo?
Isso sempre foi assim?
O que você acha que a sua avó pensava sobre o
primeiro beijo?
E você, se lembra de como aconteceu o seu
primeiro beijo?
2) Em
um texto como este, o que pode acontecer? Pense nos personagens, fatos e um
cenário. Nesta questão um aluno, indicado pelo professor, vai até a lousa e
fica responsável por anotar as hipóteses levantadas pela classe (que serão
verificadas com a leitura do texto).
3) Agora
o professor forma duplas para a leitura do texto. Enquanto um aluno lê o texto
em voz alta, o outro verifica quais as hipóteses sugeridas pela classe. Os
agrupamentos serão feitos com um aluno com mais dificuldade e outro com menos
dificuldade. A leitura será feita pelo aluno com menos dificuldade; e o aluno
com mais dificuldade ficará responsável pela checagem das hipóteses. Após o
exercício, o professor fará a checagem das hipóteses na lousa.
ETAPA 2 – LOCALIZAR
INFORMAÇÕES
5) Quais
os personagens da história?
6) Onde
se passa a história?
7) Compare
os dois trechos a seguir e explique como eles podem demonstrar a mudança de
sentimento das personagens:
“Estávamos virgens no assunto, e morrendo de medo”
“Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o
tempo ...”
8) O
primeiro beijo da personagem desta história foi inesquecível. Converse com seus
colegas e discuta se o primeiro beijo é sempre inesquecível.
9) Considerando
o trecho: “as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram ... e foi ficando
isso.” O que podemos sugerir sobre a relação entre o tempo e a paixão?
10) A
partir da história contada pelo texto, o que podemos concluir sobre a
idealização do primeiro beijo e as paixões adolescentes?
ETAPA 3
11) a)
Em qual obra este texto foi publicado?
b) Quais capítulos antecedem e sucedem este texto?
c) Quem é o autor? O que ele costuma escrever?
d) Qual o público alvo para esta obra?
ETAPA 4
12) Em que outros locais ou situações vocês já viram
discussões sobre a temática do primeiro beijo?
13) Agora ouviremos a música “Já sei namorar” dos
Tribalistas. Quais semelhanças existem entre a letra da música e o texto lido?
14) Leia atentamente a matéria "A ciência do beijo".
Quais semelhanças e/ou diferenças vocês perceberam entre os dois textos?
15) Considere a linguagem predominante na música e
na matéria. Como estas linguagens aparecem no texto o primeiro beijo?
16) A partir da comparação da linguagem predominante
nos três textos, compare-as e apresente suas principais características. A que
gênero discursivo eles pertencem?
ETAPA 5
17) Assista aos vídeos da Revista Época: “Os 10 beijos mais famosos docinema”.
18) Compare os beijos de antigamente com os atuais.
Quais as semelhanças e diferenças do comportamento humano?
*****
ReferênciasDOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (francófona).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977.
Os 10 beijos mais famosos do cinema. Revista Época. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2012/06/12/os-10-beijos-mais-famosos-do-cinema/. Acesso: 03 abr. 2013.
Beijo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Beijo. Acesso: 03 abr. 2013.
O significado do beijo em algumas culturas. Diponível em: http://www.beloamor.com.br/o-significado-do-beijo-em-algumas-culturas/. Acesso: 03 abr. 2013.
A ciência do beijo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-do-beijo. Acesso: 03 abr. 2013.
Já sei namorar. Tribalistas. Disponível em: http://letras.mus.br/tribalistas/63542/. Acesso: 03 abr. 2013.
________________________________________________________________________
SUGESTÃO 2
Grupo 2
Cláudia Bachi
Claudialice Pereira
Claudine Rodrigues
Cristiano Bustolin
Edna França
Situação de
Aprendizagem – 5ª série/6º ano Língua Portuguesa
Equipe DE: Itapeva, Jales e José Bonifácio.
PCNP Língua Portuguesa:
João Torquato Junior
Cláudialice Bonsaglia Pereira
Tamar Naline Shumiski
Maria Virginia Rosseto
Glauco Roberto Bertucci.
PCNP LEM:
Cristiane Aparecida Bonamin Boaretto.
PCNP Tecnologia:
Cristiano de Jesus Almeida Bustolin
Edna Luisa da Conceição Matos Lopes
Texto:
Avestruz de Mário Prata
1º)
Preparando a leitura (para o professor)
- Organizar a sala para ser realizada uma roda de leitura.
- Disponibilizar o data show e internet para acessar o site www.marioprataonline.com.br
2º) Antes da
leitura
- Acessar o site e explorá-lo com os alunos.
- Localizar o texto Avestruz.
- Fazer as seguintes perguntas: Alguém conhece este texto?; Alguém conhece Mário Prata? ( Em caso afirmativo: que tipo de texto ele costuma escrever?); Vocês conhecem um avestruz?, O que você acha que o autor vai falar sobre este animal?; Que gênero textual é este? ( Caso os alunos saibam que se tratam de crônica, perguntar o que os levou a esta conclusão. Se não souberem, explicar o que é uma crônica e sua relação com o texto jornalístico.)
- o Se aparecerem imagens no site, conversar com os alunos sobre articulação entre as imagens e o texto.
- Conversar com os alunos sobre os objetivos da leitura.
a) Leitura por prazer.
b) Leitura para compreender ( construção
de sentidos).
3º) Durante
a leitura
- Leitura expressiva pelo professor ( entonação, pausa, expressão facial e corporal, etc.)
- Leitura pausada de trechos do texto para levantamento e checagem de hipóteses e inferências locais ( ex. cismou, Floripa/Sampa, TPM, sthuthio, etc.) e globais ( ex. consequências da criação de animais em apartamentos, a ideologia do autor em relação a criação, menopausa e TPM.) – estabelecimento de comparações. Qual é a ideia principal do texto?
4º) Depois
da leitura
- Síntese semântica do texto (Quem gostaria de falar o que entendeu sobre o texto?).
- Apreciações estéticas (Vocês gostaram do texto?)
- Apreciações afetivas (Você ficou com pena da situação do menino? Você já vivenciou algo parecido?)
- Apreciações éticas (Você acha difícil criar um animal em apartamento ou um animal selvagem na cidade?)
- Relações de intertextualidade: filme Os Pinguins do Papai. Sugestão: Projetar um trecho do filme.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Carlos Drumond de. “No aeroporto” – 5ª serie/6º ano-
vol. 3 – Caderno do Professor (p. 37, 38) e Caderno do Aluno (p.27, 28) In: Cadeira de Balanço. Rio de Janeiro:
Record.
ARENDT, Hannah. A
condição humana. Disponível em:
HTTP://www.tadei.eco.ufrj.br/ComplemTeoria/ARRENDT_ACondiçãoHumana.pdf Acesso em 1/3/2013.
ASSIS, Machado de. “O
primeiro beijo” in Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponível em: HTTP://www.spectroeditora.com.br/fonjic/machado/romances/cubas/14.php Acesso em 18 de fevereiro de 2013.
BARRETO, Antonio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD,
1997. p. 134-136. Disponível em: HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430 Acesso em 01/03/2013.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad.
e organiz. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. 2. ed., Campinas, SP: 2010
_____. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita –
elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60
KLEIMAN, Angela. Texto
e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 13 ed., Campinas, SP: Pontes,
2010. p. 13.
LISPECTOR, Clarice. O
primeiro beijo. In: A descoberta do
mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 330-331.
_____.Um presente para
vocês. In: Clarice na cabeceira: Jornalismo. Org. Aparecida
Maria Nunes. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 134-136.
PESSOA, Fernando. – Livro
do Desassossego. Disponível em: HTTP://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/v000008.pdf Acesso em 01/03/2013.
PRATA, Mário. Avestruz.
5ª série/6º ano – vol. 2 – Caderno do Aluno (p. 9) e Caderno do Professor
(p. 18). Disponível em: HTTP://www.marioprataonline.com.br. Acesso em 01/03/2013.
ROJO, Roxane. Letramentos
múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
_____.Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in
Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas
de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: HTTP://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/328167.90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf Acesso em 4/03/2013.
SCLIAR, Moacyr. “Pausa”.
In BOSI, Alfredo (org). O conto
Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d p. 275-277.
SÃO
PAULO (Cidade) Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação
Técnica. “Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência
leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental. São Paulo: SME/DOT,
2006.
Olá Claudia, ficou excelente e creio que muito bem escolhida a atividade a ser postada. Como você mencionou no fórum, todas estão enriquecendo nosso trabalho. Assim, sinta-se à vontade para publicar as demais, se assim achar conveniente. Abraço.
ResponderExcluirExcelentes sugestões, vou apresentar aos meus professores o link do blog para que consultem.
ResponderExcluirParabéns ao grupo! As SDs estão muito bem elaboradas e a troca de informações é riquíssima. Já salvei todas e tbém vou disponibilizar aos professores da minha DE. Abç!
ResponderExcluir